Skip to content
  • Home
  • Contato
ABA Intl Brazil

ABA Intl Brazil

Treinamento de combate baseado na ciência

  • Home
  • Cursos
  • ABA Online
  • Blog
  • Sobre a ABA
    • Campus
  • ABA Intl
  • Contato
  • Toggle search form

Como se defender de um ataque com faca

Posted on 10 de setembro de 20182 de novembro de 2020 By Academia Brasileira de Armas

Escrito por Lucas Silveira.

No último final de semana o presidenciável e mais provável futuro Presidente do Brasil foi vítima de um atentado terrorista.

Armado com uma faca pelos seus comparsas, o militante de esquerda desferiu uma estocada contra o abdome do candidato, que foi rapidamente levado para o atendimento médico.

Nesse caso concreto havia uma multidão, e o ataque inopinado apenas poderia ter sido evitado pela prevenção, responsabilidade precípua da equipe de segurança que, quero acreditar, foi ignorada pela vítima, que assumiu o risco em prol da campanha.

Para fins pedagógicos, vamos simplificar o cenário e entender as melhores formas de sobreviver a um ataque com facas.

Esta instrução é parte do conteúdo do Curso de Combate com Facas Nível I da Academia Brasileira de Armas, baseado no Kali Silat e no Kombato. Para os efeitos deste texto, nosso cenário é composto por um agressor determinado a matar, e uma vítima.

  1. Controle a distância – Mantenha a distância o máximo que puder. A faca é uma arma poderosa, mas apenas funciona a curtíssima distância. Por óbvio, se o agressor estiver de um  lado da rua, e a vítima estiver do outro lado da rua, é impossível que ele tenha êxito em seu delito.  Quem controla a distância, controla o combate.
  2. Utilize a balística a seu favor – Caso exista a obrigação legal ou moral de enfrentar o agressor, o padrão ouro contra ataque com facas é, a partir de uma distância segura, disparar contra o agressor até a sua incapacitação, quantas vezes forem necessárias.  Na falta de uma arma de fogo, atire objetos contra o agressor: pedras, móveis, objetos de decoração, eletrônicos.
  3. Procure algo mais comprido que a faca para lutar – Com exceção da arma de fogo, o melhor objeto contra uma faca é um bastão. Havendo a possibilidade da adequada movimentação e, por consequência, mais uma vez, o controle de distância, é impossível para o detentor da faca lograr êxito.
  4. Em último caso, saque a sua faca – combate com facas não é Hollywood. Quando uma lâmina é sacada, alguém irá se ferir gravemente ou, provavelmente, morrer, e pode ser você. Lutar em igualdade tática é burrice. Se você se encontra em uma luta justa, você não se esforçou o suficiente. Esteja certo de utilizar as melhores técnicas e estratégias nesta fase.
  5. Nunca lute desarmado contra uma faca – Se lutar em igualdade de condições é burrice, eu não sei como chamar alguém que, tendo a opção de recuar e reagrupar esforços para combater com vantagem, escolhe fazê-lo em inferioridade. Caso, contudo, você se veja em um cenário em que lutar desarmado contra uma faca seja inevitável, a melhor estratégia é manter-se afastado o maior tempo possível, procurando por armas próprias, armas impróprias e saídas para fuga. O único combate injusto é aquele que você perde.

Não se aprende nada disso lendo um texto, portanto, se você pretende aprender como sobreviver a um cenário caótico como este, procure uma escola especializada. Além, obviamente, da Academia Brasileira de Armas, recomendamos os instrutores graduados pela Kali Silat Brasil e pela Kombato.

Artigos

Navegação de Post

Previous Post: Os 10 mandamentos do combate armado (e mais!)
Next Post: Curso x treinamento – entenda a diferença

Related Posts

Comparativo entre munições 5,56NATO fabricadas pela CBC Artigos
O que é o tiro de combate? Por que ele é diferente? Artigos
7 maneiras de estocar munição Artigos
A importância da comunicação no combate Artigos
Paulo Wypych fala sobre Recarga de Munições Artigos
Regras de Segurança com Armas de Fogo Artigos

Copyright © 2025 ABA Intl Brazil.

Powered by PressBook Masonry Blogs