Skip to content
  • Home
  • Contato
ABA Intl Brazil

ABA Intl Brazil

Treinamento de combate baseado na ciência

  • Home
  • Cursos
  • ABA Online
  • Blog
  • Sobre a ABA
    • Campus
  • ABA Intl
  • Contato
  • Toggle search form

Qual é a diferença entre 5,56 e .223?

Posted on 6 de abril de 20202 de novembro de 2020 By Academia Brasileira de Armas

A popularização dos fuzis no calibre 5,56NATO no Brasil reacendeu um debate antigo no meio dos atiradores: Qual a diferença entre as munições 5,56 e .223? Posso usar .223 na minha arma 5,56? E o contrário, posso?

As medidas dos cartuchos são exatamente idênticas, o que leva a conclusão de que as munições cabem em armas de ambos os calibres indistintamente. Todavia, as normas seguidas para o 5,56 e o .223 são diferentes: o primeiro, US MIL ou NATO, o segundo, SAAMI.

…de acordo com as especificações de sensibilidade de espoleta de referidas normas, para o calibre .223Rem é comumente utilizada espoleta 5½, enquanto que para munições calibre 5,56x45mm se utiliza espoletas 7½.
No entanto, desde 2013, com o lançamento do Fuzil IMBEL IA2, todas os tipos de munições produzidas pela CBC no calibre .223Rem para comercialização no mercado brasileiro, são carregadas utilizando espoleta 7½ padrão militar, ou seja, a mesma espoleta utilizada no carregamento das munições calibre 5,56x45mm.

(Explica a Companhia Brasileira de Cartuchos)

Ainda, de acordo com o fabricante, segue transcrição ipsis litteris:

Nota 1: Comparando a posição do início do raiamento em provetes / canos entre as normas SAAMI e Militar, temos:

Assim, o início do raiamento em provetes SAAMI é 1,952mm mais próximo da câmara, com isso o projétil irá “engrazar” mais rapidamente e por consequência apresentará um valor de pressão maior do que em provetes militares.

Nota 2: O método de medição da pressão conforme a SAAMI difere do método de normas militares, as quais posicionam o transdutor piezoeléctrico (sensores de pressão) na boca do estojo da munição, já a norma SAAMI especifica o posicionamento do transdutor na câmara. Uma mesma munição
testada nestes dois métodos apresentará valores de pressão maiores na câmara do que na boca do estojo.

Portanto, pode-se dizer que é possível, com segurança, usar .223 em armas 5,56, mas o recíproco não é verdadeiro, consideradas as munições nacionais, feitas pela CBC.

Todavia, assim como é possível disparar 38SPL em armas .357, não é recomendado usar cartuchos diferentes daqueles para os quais a arma foi desenvolvida.

Algo parecido acontece entre as munições 7,62 e .308. Mas isso fica para o próximo texto…

Artigos

Navegação de Post

Previous Post: Nós treinamos para matar – Introdução à mentalidade de combate
Next Post: Uso de abrigo e cobertura

Related Posts

Como está cenário geral da segurança do brasileiro no motociclismo? Artigos
Em confrontos armados os meios tradicionais de treinamento não irão funcionar. Entenda como minimizar os efeitos do estresse e aumentar a efetividade – Método TPM.G. Artigos
Tipos de projéteis – Guia Resumido Artigos
Comparativo entre munições 5,56NATO fabricadas pela CBC Artigos
Qual arma comprar? Passo 01. Artigos
O que é Center Axis Relock Artigos

Copyright © 2025 ABA Intl Brazil.

Powered by PressBook Masonry Blogs