Skip to content
  • Home
  • Contato
ABA Intl Brazil

ABA Intl Brazil

Treinamento de combate baseado na ciência

  • Home
  • Cursos
  • ABA Online
  • Blog
  • Sobre a ABA
    • Campus
  • ABA Intl
  • Contato
  • Toggle search form

É possível usar armas de Airsoft para treinar tiro?

Posted on 21 de maio de 2021 By admin Nenhum comentário em É possível usar armas de Airsoft para treinar tiro?

Lucas Silveira – Instrutor-chefe

O treinamento do tiro envolve uma sequência lógica de aprendizados que vão desde a teoria até complexos padrões motores que exigem do instruendo não apenas a concentração, mas a crescente propriocepão para saber usar seu corpo da maneira mais inteligente possível.

Assim, ferramentas diversas podem ser utilizadas para atingir objetivos específicos: alvos de fogo central, para tiro de precisão e alvos realísticos, para a aplicação, por exemplo.

Uma ferramenta que ainda gera polêmica é o Airsoft. É possível usar armas de airsoft para aprender a atirar? Quando do aprendizado obtido com jogos de airsoft pode ser utilizado em um combate?

Vamos lá! A resposta, adivinhem só? É a mesma de sempre: depende.

Exatamente por ser apenas uma ferramenta, o airsoft pode ser utilizado de maneira inteligente ou não, gerando resultados positivos ou não.

Didaticamente, na Academia Brasileira de Armas, separamos o ensino do tiro em três fases: Marksmanship, Gun Handling e Mindset. Depois disso temos os cursos táticos, cuja ênfase é no que fazer e não em como fazer, grosso modo.

Treinamento de fundamentos não é apenas para iniciantes.

O marksmanship é foco dos nossos curso de tiro Nível 01 (como o curso de Tiro com Pistola N1, por exemplo), e é consubstanciado pela adequada compreensão e execução dos fundamentos do tiro, a saber: 1. Postura, 2. Empunhadura/ancoragem, 3. Visada, 4. Respiração, 5. Acionamento do gatilho e 6. Follow through técnico (não se confunde com follow through tático).

A título exemplificativo, ao instruendo é possível treinar sua postura, empunhadura, visada, respiração e follow through de maneira inicial com uma arma de airsoft. Mas o acionamento do gatilho parece ter uma execução sensivelmente diferente entre o airsoft e uma arma de fogo, tornando-se óbice ao aprendizado deste fundamento com essa ferramenta.

O destaque do airsoft se dá nos treinamentos táticos: como nesses cursos a parte de tiro é menos relevante que a movimentação, tomada de decisões e trabalho em equipe, o airsoft pode ser uma excelente ferramenta – se bem empregada, vale lembrar – para ajudar nesse processo.

Em países mais desenvolvidos, notadamente nos Estados Unidos, o uso de munições não letais da Simmunition é comum quando do treinamento de Force on Force ou em Treinamento Baseado na Realidade. Para o Brasil, contudo, o custo deste tipo de munição é economicamente desinteressante, sendo o Airsoft o responsável por ocupar este lugar.

Portanto, se o airsoft pode ser utilizado para treinar tiro? Sim, pode. Agora se esta utilização vai ajudar ou prejudicar o seu processo de aprendizagem, isso depende do seu instrutor.

Bons tiros e Nullius in verba!

Artigos Tags:arma, force on force, rbt, tático, tiro

Navegação de Post

Previous Post: Você sabia que a Academia Brasileira de Armas tem um podcast?
Next Post: 10 atitudes que podem ajudar você a usar melhor sua arma

Related Posts

Grey Man Directives 1.01 Artigos
17 Estatísticas Chocantes Sobre Pedofilia e Tráfico Humano que Você Precisa Saber Artigos
Postura: o primeiro dispositivo de pontaria Artigos
Paulo Wypych fala sobre Recarga de Munições Artigos
Regras de Segurança com Armas de Fogo Artigos
Qual arma comprar? Passo 01. Artigos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 ABA Intl Brazil.

Powered by PressBook Masonry Blogs