0 items - R$0,00 0

3T, SG, Knock Down? O que são essas nomenclaturas dos cartuchos?

Lucas Silveira é instrutor-chefe da Academia Brasileira de Armas.

Primeiros tiros é um espaço do Blog da Academia Brasileira de Armas voltado a orientar os iniciantes no mundo do tiro.

No texto de hoje vamos falar sobre essa estranha nomenclatura utilizada pela Companhia Brasileira de Cartuchos em torno das suas munições para armas de alma lisa.

Se você tem uma espingarda talvez já tenha se esbarrado com vários nomes comerciais distintos na prateleira da loja ou no site da CBC. São um amontoado de letras e números ininteligíveis que confundem todos os neófitos e boa parte dos atiradores antigos também.

Em primeiro lugar, convém esclarecer o que é Gauge. Se você não sabe o que significa esses 12, 20, 36, utilizados nas espingardas, vale a pena parar de ler este artigo aqui e conferir o que eu escrevi em 2013, para entender melhor:

Clique para saber mais: O que é “Gauge”.

Agora que você já sabe sobre Gauge, convém esclarecer também sobre os comprimentos dos cartuchos para armas de alma lisa, notadamente para as espingardas 12 Gauge.

Para as 12 Gauge, no Brasil, utiliza-se basicamente 3 comprimentos de cartucho, a saber: 3″ (76,2mm), 2 3/4″ (70mm) e 2 1/6 ” (55mm). Fora do Brasil ainda se encontram os cartuchos 12ga de 3 1/2″ e até uma monstruosidade de 4″ já foi feita, embora não seja comercializada.

Os fabricantes e seus departamentos de marketing, claro, inventam uma série de nomes comerciais vendáveis para essas munições, o que inclui também, o nome dos tipos de projéteis colocados lá dento.

Confira esta imagem disponibilizada pela Companhia Brasileira de Cartuchos:

Tipos de Chumbo CBC

Assim, 3T nada mais é que o nome do chumbo de 5,5mm, SG, uma esfera de 8,4mm, e outras nomenclaturas são utilizadas para munições diferentes.

Confira o que diz o fabricante em seu site:

“CARTUCHOS DE CAÇA
Os cartuchos de caça CBC são fabricados com a mais avançada tecnologia e com matéria-prima de alta qualidade, garantindo segurança, bom agrupamento, confiabilidade e alto desempenho. Os Cartuchos Velox são carregados com esferas múltiplas de chumbo cujos diâmetros variam até o tamanho TTT. A CBC fornece também a Linha Presidente, que é composta de estojos metálicos vazios, disponíveis nos calibres 12, 16, 20, 24, 28, 36 Longo e 9,1 mm. Esses estojos são fabricados com latão de alta qualidade, o que garante um grande número de recargas.

Para a caça de pêlo, além dos cartuchos carregados com bagos múltiplos de chumbo grosso e os tradicionais projéteis singulares, a CBC apresenta vários produtos que formam a série Knock Velox CBC, uma categoria especial composta por cartuchos projetados para atingir alta velocidade e energia de impacto. Entre os produtos da série Knock Velox, estão cartuchos carregados com esferas de chumbo com novos e maiores diâmetros, inovadoras combinações entre balote e bagos múltiplos de chumbo, além de projéteis singulares de alto desempenho. Outro destaque são os Cartuchos Knock Velox M3″: com câmara de 3″ e excelente performance em armas semiautomáticas e convencionais, superam expressivamente os cartuchos tradicionais em quantidade de chumbo, atingindo um aumento de energia de até 50%. Um cartucho ideal para cada aplicação.”

Ainda confuso? Não se preocupe. Tem mais.

Para “facilitar a vida” do atirador, a CBC também utiliza um código de cores nos seus cartuchos.

Amarelo, para os cartuchos 20 ga.
Verde, para munições 12ga de treinamento.
Preto, para munições 12ga com 55mm.
Transparente, para menos letais.
Prata, para cartuchos de competição.
Vermelho, para os demais cartuchos.

Eu sei, é um mundo confuso. Isso é reflexo da extrema versatilidade das armas de alma lisa, capazes de disparar uma infinidade de combinações de munições diferentes. Tratamos aqui, apenas das munições vendidas pela Companhia Brasileira de Cartuchos, imagina só como seria se tivéssemos tratado também das importadas!?

Espero ter ajudado, tenha sempre bons tiros e venha treinar na Academia Brasileira de Armas!

Faça um comentário