0 items - R$0,00 0

Sistema de acionamento de armas de fogo (Ação Simples, Ação Dupla, Dupla Ação, Ação Híbrida)

Escrevi este texto em Julho de 2013 para o Portal do Instituto DEFESA. O tema permanece necessário e sem ressalvas, razão pela qual limito-me a compartilhar o conteúdo ipsis litteris.

Simples – Dupla – Dupla ação – Híbrida

As armas de fogo podem ser classificadas quanto ao seu sistema de acionamento em armas de ação simples, armas de ação dupla, armas de dupla ação e armas de ação híbrida. Esta classificação não se confunde com o sistema de funcionamento das armas (repetição, semi-automáticas, automáticas).

O sistema de acionamento das armas de fogo diz respeito à função exercida pela tecla do gatilho, e a sua relação com o conjunto de disparo.

Classificacao armas

Armas de fogo de ação simples

Nas armas de fogo de ação simples o gatilho tem a única função de liberar o cão, não sendo papel do conjunto, armá-lo para o disparo. Pressionada a tecla do gatilho, ocorre apenas uma operação, que faz com que o cão acione o percursor e, consequentemente, deflagre a munição na câmara.

Revólver Colt Single Action Army

Colt Single Action Army – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pistola Springfield 1911

Springfield Armory 1911 Mil-Spec Model

Armas de fogo de ação dupla

Nas armas de fogo de ação dupla ao pressionar a tecla do gatilho o conjunto de disparo faz duas operações: primeiro o cão é armado e em seguida, é liberado para que, finalmente, ocorra o disparo.
É o caso, em regra, dos revólveres modernos.

Revólver Smith & Wesson 460V

Smith & Wesson - Model 460V Hangun - Murdoch's

Armas de fogo de dupla ação

As armas de fogo de dupla ação não devem ser confundidas com as armas de fogo de ação dupla. Quando se diz dupla ação, entende-se que a arma tanto funciona em ação simples, quanto em ação dupla.
É o caso normalmente encontrado em pistolas, cujo primeiro disparo é feito em ação dupla e os subsequentes em ação simples.

Pistola Beretta 92FS

Pistola Beretta M9 Cal 9mm 15+1 - Cano 4,9" - Oxidada - Falcon Armas de Fogo

Armas de fogo de ação híbrida

A cartilha de armamento e tiro da polícia federal classifica ainda os sistemas de acionamento de armas de fogo como híbrido, quando “A operação de armar o conjunto de disparo ocorre em duas etapas, uma antes e outra depois do disparo.
A péssima redação da cartilha tenta explicar um sistema de acionamento que não se enquadra nas classificações anteriores, como é o caso das Glocks e algumas outras pistolas.

O vídeo abaixo é bastante elucidativo:

Faça um comentário