Qual é a diferença entre 5,56 e .223?

A popularização dos fuzis no calibre 5,56NATO no Brasil reacendeu um debate antigo no meio dos atiradores: Qual a diferença entre as munições 5,56 e .223? Posso usar .223 na minha arma 5,56? E o contrário, posso?

As medidas dos cartuchos são exatamente idênticas, o que leva a conclusão de que as munições cabem em armas de ambos os calibres indistintamente. Todavia, as normas seguidas para o 5,56 e o .223 são diferentes: o primeiro, US MIL ou NATO, o segundo, SAAMI.

…de acordo com as especificações de sensibilidade de espoleta de referidas normas, para o calibre .223Rem é comumente utilizada espoleta 5½, enquanto que para munições calibre 5,56x45mm se utiliza espoletas 7½.
No entanto, desde 2013, com o lançamento do Fuzil IMBEL IA2, todas os tipos de munições produzidas pela CBC no calibre .223Rem para comercialização no mercado brasileiro, são carregadas utilizando espoleta 7½ padrão militar, ou seja, a mesma espoleta utilizada no carregamento das munições calibre 5,56x45mm.

(Explica a Companhia Brasileira de Cartuchos)

Ainda, de acordo com o fabricante, segue transcrição ipsis litteris:

Nota 1: Comparando a posição do início do raiamento em provetes / canos entre as normas SAAMI e Militar, temos:

Assim, o início do raiamento em provetes SAAMI é 1,952mm mais próximo da câmara, com isso o projétil irá “engrazar” mais rapidamente e por consequência apresentará um valor de pressão maior do que em provetes militares.

Nota 2: O método de medição da pressão conforme a SAAMI difere do método de normas militares, as quais posicionam o transdutor piezoeléctrico (sensores de pressão) na boca do estojo da munição, já a norma SAAMI especifica o posicionamento do transdutor na câmara. Uma mesma munição
testada nestes dois métodos apresentará valores de pressão maiores na câmara do que na boca do estojo.

Portanto, pode-se dizer que é possível, com segurança, usar .223 em armas 5,56, mas o recíproco não é verdadeiro, consideradas as munições nacionais, feitas pela CBC.

Todavia, assim como é possível disparar 38SPL em armas .357, não é recomendado usar cartuchos diferentes daqueles para os quais a arma foi desenvolvida.

Algo parecido acontece entre as munições 7,62 e .308. Mas isso fica para o próximo texto…