O que é Center Axis Relock

Paul Castle

” O Center Axis Relock (CAR) foi desenvolvido por um longo período, a partir da compreensão básica de como corpo e mente funcionam. Ele foi desenvolvido primeiramente para o CQB e permite ao operador um alto nível de retenção de armamento em comparação com as demais técnicas. O sistema é igualmente funcional para a utilização de OC ou de armas longas. Isso é alcançado construindo um posicionamento harmonioso da musculatura do operador e permitindo transicionar de uma forma de arma para outra sem alterar a base ou a postura.” (Paul Castle)

O Center Axis Relock foi idealizado por Paul Castle, nascido em Ramsgate, na Inglaterra, em 14 de Janeiro de 1959. Ele entrou na polícia de Kent com 18 anos e, ao se aposentar, mudou-se para os Estados Unidos, fundando a Sabre Tactical.

Trata-se de um sistema completo de utilização de armas de fogo que, para o bem ou para o mal, ficou mais conhecido após sua aparição – tecnicamente incorreta vale dizer – em filmes como John Wick e Punisher.

Frank Castle (Punisher) encerando a Combat Position

Embora o cinema tenha se limitado a colocar as armas a 45°, o CAR System é muito mais completo. O sistema compreende 3 posições de tiro e suas variações.  A partir delas é possível atirar desde 0 até 20 ou 30 metros com armas curtas, assegurando um perfil reduzido e alta estabilidade (controle de recuo) do armamento.

Em todas as posições é possível disparar com ambas as mãos.  Utilizando o sistema, o atirador consegue dominar o raio de 360° sem precisar se movimentar. Ou seja, é possível atirar desde as 12h até as 6h,  com ambas as mãos.

John Wick encenando o uso do sistema CAR

Além disso, o sistema previne as consequências deletérias do Dual Sight Picture ou, pior, do atirador que fecha um dos olhos para disparar.

O CAR System envolve também táticas para entradas em CQB, abordagem de veículos ou reação a partir deles.

Após o falecimento do Paul Castle, em 2011, a Sabre Tactical continuou a ser administrada pelos seus alunos mais próximos, dentre os quais se destaca Jeff Johnsgaard, instrutor da Academia Brasileira de Armas.

Nos últimos 7 anos a técnica evoluiu muito, com a cooperação dos sucessores do Paul Castle junto à Sabre.

Jeff Johnsgaard, maior autoridade do mundo sobre CAR System

A Academia Brasileira de Armas oferece cursos de introdução e avançados de Center Axis Relock, autorizados pela Sabre Tactical. Conheça.